sábado, 17 de dezembro de 2011

#TezukaDay e Parada no Blog

Olá a todos!
Hoje eu deveria estar publicando uma postagem sobre o Tezuka Day, movimento dos otakus que começou no Brasil e se expandiu tanto que fiquei extremamente feliz. Porém, por diversos problemas, não pude organizar e realizar toda a pesquisa que deveria para a postagem. Esta postagem não será grande, mas pretendo falar resumidamente sobre o que eu gostaria de indagar aqui.


Primeiramente, minha vontade era de falar sobre a obra "Ribon no Kishi" (A Princesa e o Cavaleiro), a qual eu sempre admirei muito, e que pode ser lida uma opinião no blog Planeta do Moe, de Eduardo Ketsura. Após pensar um pouco e lembrar de meus estudos para meu Trabalho de Conclusão de Curso, onde estudei bastante sobre a história do mangá, pensei em falar não apenas sobre Ribon no Kishi, mas principalmente sobre a grande influência que Mangá no Kami-sama (Deus do Mangá), Osamu Tezuka, teve sobre as obras que eram voltadas para o público feminino.


Osamu Tezuka, para quem não sabe, era formado em Medicina e era de uma família de grandes recursos. Culto como era, admirava muito o Teatro Takarazuka, onde mulheres atuavam, tanto em papeis femininos, quanto os masculinos. Sim, um teatro somente de atrizes.


Quando Tezuka foi convidado (ou pago, como preferirem) para criar um mangá para uma revista de público feminino, este foi totalmente inspirado no Teatro Feminino Takarazuka. As bases são óbvias, como a garota ser praticamente transgênera, os olhos ainda mais vivos e grandes do que ele já fazia em suas obras shounens (uma característica do teatro era de ressaltar este olhar com maquiagens e afins).
Versão Takarazuka de Berusaiyu no Bara
E esta característica foi inspiração para todos os mangás shoujos seguintes (alguns menos, outros mais). Como se pode observar, os shoujos continuam com os olhos mais expressivos que os shounens, o traço mais delicado e uma leve complexidade a mais nas personalidades (o que não quer dizer que sejam melhores personagens). Enquanto outros mangás, como Berusaiyu no Bara (A Rosa de Versalhes), Revolutionary Girl Utena, entre outros, são fortemente influenciados em suas histórias.


Me desculpem novamente pela postagem pequena e espero que tenham gostado um pouquinho só da postagem, e não se esqueçam de dar um "Like" no Facebook do #TezukaDay!


E por último, estou avisando que estou parando temporariamente o Blog. Preciso organizar algumas coisas e rever o que imagino que eu quero para ele em termos de postagens.

0 comentários:

Postar um comentário