terça-feira, 8 de novembro de 2011

Melhor do ano sim, e o resto é resto

Essa postagem contém alguns spoilers.


Há algumas semanas houve a premiação do Newtype Anime Awards (vocês sabem disso, já leram no Chunan ou qualquer outro blog que tenta escrever tudo em dia) onde foram divulgados prêmios para 21 categorias diferentes, de games e animes, que vai desde dublagem até "melhor propaganda" (ou seja, o "menos pior", por que "trailer" japonês sempre é péssimo) e, como todo mundo comentou, eu resolvi também aderir o assunto e dizer de uma vez algo que estou há tempos para falar.
Entre os 21 prêmios, Madoka Magica levou 12, em uma votação aberta entre animes que passaram desde outubro do ano de 2010 até julho desde. Dentre os concorrentes, haviam adversários "de peso", como Steins;Gate, Ano Hana, Ore Imo (ops), Deadman Wonderland, [C] (OPS) e Fractale (OK! Parei de sacanear). Mas sim, mesmo com 3 concorrentes fortes (S;G, Ano Hana e DW), Madoka não deu chances. Vocês sabem o porquê?


Afinal, por que uma personagem que não seja a Kurisu (~tina) ganharia o prêmio deste ano? Por que um enredo ganharia de Steins;Gate? Por que seria outro diretor a não ser o de Mawaru Penguindrum a ganhar?

A partir destas perguntas, vamos para minhas afirmativas sobre Puella Magi Madoka Magica:


Afirmativa 1: Por que a Shaft fez seu trabalho bem feito.


Eu não gosto quando as pessoas vêem o primeiro episódio de uma série e dizem "Esse é um concorrente ao melhor anime do ano!". Sério, eu acho vergonhoso (u.u). Afinal, como saberemos que um anime tem um grande enredo e um grande clímax no primeiro episódio? 


Sim, claro, podemos ter "pistas" de que um anime será bom, mas muitas vezes temos "falsas pistas", como Fractale (me desculpe quem gosta), ou Ore Imo (sim, eu achei durante o primeiro episódio que a idéia poderia ser bem desenvolvida). Antes mesmo de ver o primeiro episódio de Madoka Magica eu já esperava um anime "fora do comum". E não estou falando no sentido "Oh, esse anime promete!", mas sim de "Esse anime promete ser bem diferente e louco, por que é da Shaft.".


Eu nunca fui a maior fã da Shaft (a mesma que produziu animes como Negima!?, Bakemonogatari e Maria Holic), ela tem o histórico de acabar com animes bons em suas segundas temporadas (veja o exemplo de Maria Holic e Sayonara Zetsubou Sensei), e não fez uma primeira adaptação boa de Negima! (o que realmente é algo que pesou em mim, já que sou fã da série), mas sempre foi sabido por mim que a empresa era boa tecnicamente, além de ter um ótimo toque nonsense.
Quando vi o anuncio de Puella Magi Madoka Magica, um anime Mahou Shoujo feito pela Shaft, fiquei no mínimo curiosa. Sabia que seria diferente de todos os mahou shoujos que eu já tivesse visto, mas eu errei no ponto que seria diferente. Imaginei algo cheio de nonsense e bizarrices, e não um anime totalmente sério, sinistro e épico. Foi uma ótima surpresa.


A Shaft fez o serviço bem feito, foi surpreendente. Sim, ela é ótima tecnicamente, mas sempre teve uma péssima experiência com relação a prazos. Mas com Madoka Magica ela soube disfarçar muito bem isto, e só pude ver "furos" só após ver imagens da versão Blu-ray (veja vídeo abaixo)


Afirmativa 2: Por que, sim, Gen Urobuchi é um gênio.


O criador da história de garotas mágicas mais interessante de todos os tempos (ao meu ver)  provavelmente era pouco conhecido antes da mesma estrear no início deste ano. Aos seus 39 anos, Gen Urobuchi finalmente está sendo reverenciado por todos (menos os emburrados, do contra, ou desenformados) os otakus do mundo. E porquê? Por que ele conseguiu não só criar a tal história mahou shoujo, mas também adaptou a história de um game/novel muito adorado por estes otakus que está sendo exibida na atual temporada japonesa: Fate/Zero.


Esses duas obras mostram o nível de densidade que Urobuchi coloca em suas obras. Não são animações para crianças, mas para quem já cresceu e está com vontade de ver algo que não seja tão previsível quanto um shounen normal ou um shoujo romanticozinho de final feliz. Ver um roteirista tão bom no mundo dos animes me deixa pessoalmente feliz, já que estou com quase 22 anos e um tanto enjoada de roteiros normais e padronizados.
Quando Shinbo (diretor da série e da maior parte dos animes da Shaft) conversou com Urobuchi sobre fazer uma série de garotas mágicas, provavelmente ele não esperava uma série tão bem desenvolvida, mas provavelmente após ler o roteiro já previa o sucesso da série (por que eu acho que seria fácil analisar isto), provavelmente ele tomou um cuidado a mais por esta razão.


Afirmativa 3: Por que Akiyuki Shinbo conseguiu fazer o clima correto para a série.


Quem conhece a Shaft com certeza conhece Akiyuki Shinbo. É como se os dois fossem uma simbiose ou algo parecido. Shaft não vive sem Akiyuki Shinbo. Essa afirmativa é até perigosa de se fazer por ser demasiadamente próxima da realidade.


Shinbo, o símbolo da Shaft, que dirigiu Bakemonogatari, Dance in Vampire Bund, Maria Holic, Pani Poni Dash!, entre outros, já tinha experiência em dirigir histórias de garotas mágicas, com Mahou Girl Lyrical Nanoha, tem um estilo diferenciado, com seus ângulos incomuns e sabe como usar sangue em cenas.
A verdade é que Shinbo foi diretor de animes até agora para fazer Madoka Magica. Por mais que seu estilo fosse introduzido em outros animes, e combinasse até bem com algumas séries (como Sayonara Zetsubou Sensei), Madoka Magica parece que foi feito por Gen Urobuchi para que Shinbo finalmente tivesse seu talento verdadeiramente valorizado.

Sayonara Zetsubou Sensei

Podemos dizer que parte do clima que a série traz é por causa de Shinbo, certamente. O visual das bruxas e seus "mundos", para mim são uns dos grandes pontos da série, com certeza tiveram um grande toque do diretor da série, que conseguiu colocar um ótimo efeito sombrio, e por que não dizer bizarro, nas bruxas, como se fossem recortes, coisas que não deveriam estar lá, mas estão.
Se podemos dizer que a Shaft precisa de Akiyuki Shinbo, por que não dizer que Madoka Magica também precisa? A diferença é que Madoka Magica não necessita apenas de Shinbo, mas também necessitou do seu criador, Urobuchi, e de mais duas pessoas, no mínimo.


E quer saber, essas outras pessoas também estão nas afirmativas!


Afirmativa 4: Por que Ume Aoki fez um character design fofo e sombrio.


Aoki-sensei (meu respeito por uma desenhista) é a criadora de Hidamari Sketch e fez algumas ilustrações para encerramentos de animes (como a imagem do encerramento da versão Blu-ray do episódio 9 de Madoka Magica, abaixo).
No caso do design de Madoka e suas companheiras, Aoki-sensei com certeza tem o toque fofo de Sketch, como a mandíbula baixa e os olhos grandes (até para animes), mas esses mesmos olhos grandes e fofos puderam expressar todo o horror e tensão que a série desenvolve após o terceiro episódio. Eu não sei se esta característica foi proposital, mas caiu muito bem na série, afinal, sempre que penso em algo muito forte em Madoka Magica, me vêm em mente a cena do episódio 10 onde Mami tenta matar todas as outras garotas mágicas (imagem abaixo). Definitivamente não é por bobagem que esta expressão acabou indo até para a action figure da personagem feita pela Max Factory.
Certamente, a versatilidade do visual das personagens foi essencial para a sobrevivência da série. Se as personagens não fossem fofas, provavelmente o público da série seria muito menor (convenhamos, otakus caem de amores por qualquer carinha fofa que aparece), e não aguentariam tão bem até o terceiro e revelador episódio da série. Mas por outro lado, se  o visual apenas conseguisse ser fofo, perderia totalmente a seriedade que a série ganha no decorrer de seus episódios.
Então vamos para a próxima afirmativa?


Afirmativa 5: Por que Yuki Kajiura é uma verdadeira artista.


O que dá alma a uma série? O roteiro? A qualidade gráfica? Mas e o som por detrás da série?


Muitas vezes, acabamos lembrando de séries só por causa de sua trilha sonora, ou sua abertura/encerramento (é o meu caso com Angel Beats, de toda a série, só gosto da abertura). A música nos introduz no universo e nas cenas da série, dá vida a mesma. Portanto, se algo também é importante em Puella Magi Madoka Magica, é a sua Original Sound Track, e a responsabilidade de efetuá-la foi de Yuki Kajiura.
Esta moça ai já era muito conhecida no mundo dos otakus por ter feito trilhas de séries como Tsubasa Reservoir Chronicle, Noir, e de várias séries de .Hack. Este ano ela foi responsável pela criação da trilha de Madoka Magica, além da composição e letra do encerramento, Magia.


Como me falaram uma vez: A trilha sonora foi a única coisa que não mentiu para o expectador em momento algum durante Madoka Magica. Sim, isto é verdade. Pode se dizer que a música mais feliz em toda a série é a abertura Connect? Na verdade acho que não, já que a letra se trata da história de Homura, e não de Madoka. Contando todas as trilhas, imagino que a mais feliz digo, menos melancólica é o tema de Mami (ouça logo abaixo), e seu clima de "Magical girl for real". Isso não quer dizer muita coisa.
Portanto, por sua sinceridade não diretamente percebida durante os primeiros episódios e que foi maravilhosamente sombria de escutar durante os últimos, Yuki Kajiura ganhou seu lugarzinho nas afirmativas aqui no Otame.


Afirmativa 6: Por que, sim, Puella Magi Madoka Magica é uma obra prima.


Tudo bem se você não gosta de Puella Magi Madoka Magica, por mim tudo bem. Eu não vi até hoje mais da metade de Death Note (esperando as pedras). Mas nem por isso eu deixo de acreditar que Death Note é uma das melhores séries que saíram na última década.


Não é por que você não gosta, não entende, ou não se interessa por alguma obra que você tem que xingá-la. Isto é algo que eu vejo pessoas fazendo e não aprovo. Até me vejo fazendo as vezes e me reprimo depois, mas tem gente que não se reprime.
Tudo bem você argumentar, dizer que Puella Magi Madoka Magica ainda está no Boom, mas eu não concordo. Na temporada seguinte já haviam pessoas perguntando se Steins;Gate era o melhor anime do ano e nesta falando o mesmo sobre Fate/Zero. Otakus tem memória fraca, instantânea. A maior culpada são sim as empresas que nos enchem de séries para assistir, mas você não precisa simplesmente apertar o delete em sua mente depois de terminar de ver uma série.


O que me dá dó nesse tipo de mercado é que os fãs não saibam separar séries muito boas de séries que são verdadeiras obras de arte. Colocá-las no mesmo patamar é quase como um ultraje, mas não sei o quanto o público estava preparado para uma série do nível técnico e artístico que tem Puella Magi Madoka Magica. E melhor ainda, não comparem obras primas com outras obras primas. Não tentem saber se fulano é melhor que ciclano. Madoka Magica não se compara a Evangelion, que não se compara com Gundam, que não se compara com muita coisa, ok gente?


Espero que no próximo ano lembrem de Madoka Magica, por que eu, definitivamente, vou lembrar e cultuar. Por que eu lembro o que me choca, o que faz me apaixonar, chorar, ter raiva e tudo junto ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, espero que se lembrem sobre o que é Madoka Magica, e não só do rostinho bonitinho das personagens que vocês queriam votar para o Saimoe.


E por último....

Sim, e sim, Madoka é o título do ano.
E não me encham muito a paciência falando o contrário, ok? (sejam bonzinhos comigo XD)


Obrigado por lerem até aqui, estou cansada. (XD)

8 comentários:

  1. AI, VÉI. Que post lindo.

    É um post totalmente eloquente (lolwut) que fangirliza o tempo todo sobre Meduka e dá mil razões dizendo por que "MADOKA É PERFEITO E O SEU ANIME NÃO, ENTÃO SENTA LÁ, CLÁUDIA". Mas é aí que tá: diz as várias razões, todas muito válidas, pra Madoka fazer o sucesso que faz. Você foi além do fangirling/fanboying e escreveu um artigo ótimo dizendo que sim, MadoMagi merece ser endeusado, e listou, literalmente, os motivos (fui redundante agora, mas ok).

    Mas só tem um problema referente a "obra-primidade" (?) de Madoka, que é o shock value/mindfuck. Que no caso seria o fator "é mais um mahou shoujo". Quem não costuma assistir animes não está acostumado com os animes de garotas mágicas, logo acha que só usaram toda a fofura pra dar aquele choque na hora que a verdadeira história for revelada. Claro que depois vão acabar pensando no lado psicológico e na questão do "Break the cutie" (http://bit.ly/tnQ3I), mas não vai acontecer todo o lance do "COMO ALGO ASSIM PODE ACONTECER NUM MAHOU SHOUJO?!" Mas obviamente MadoMagi foi feito pensando primeiramente no público japonês, então talvez meu raciocínio seja inútil.

    E sei que você só falou dos pontos técnicos, mas acharia muito válido se você citasse que Madoka conta ~UMA DAS HISTÓRIAS DE AMOR MAIS LINDAS DE TODOS OS TEMPOS~, ok. ): O esforço (e ~AMOR~) da Homura é o que mais se destaca na história, independente de todo o mindfuck e Kyubey que há.

    ResponderExcluir
  2. ...E o resto é resto, mas Tiger & Bunny é ótimo, TÁ. ):

    ResponderExcluir
  3. E sei que você só falou dos pontos técnicos, mas acharia muito válido se você citasse que Madoka conta ~UMA DAS HISTÓRIAS DE AMOR MAIS LINDAS DE TODOS OS TEMPOS~, ok. ): O esforço (e ~AMOR~) da Homura é o que mais se destaca na história, independente de todo o mindfuck e Kyubey que há. [2]

    Tenho que concordar, né XP

    No mais, estou no aguardo para ver se Madoka Mágica repetirá o sucesso do original ou se todo o alarde veio por causa da abordagem do anime, que pegou a todos desprevenidos. E justamente por ser um mahou shoujo e ninguém esperava algo do tipo vindo de uma série assim. Aguardemos, espero continuar me surpreendendo com Maduka.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, eu não me impressionei tanto assim com Madoka. Acho Bakemonogatari ainda a obra suprema do Shaft. E pra mim Fate/Zero só não concorre com Madoka (e vence) pq não vai terminar esse ano.

    Bem, minha opinião. Mas acho sim Madoka bom, só não acho ESPETACULAR como pintam.

    E, ótima postagem. Vc é foda XD

    ResponderExcluir
  5. Steins;Gate foi muito mais arretado (tradução:melhor) que Madoka Magica.
    Madoka só ta sendo cultuada assim pq é um Mahou Shoujo com sangue

    ResponderExcluir
  6. nerdarretado falou tudo... steins;gate é bem melhor :T
    alias eu to so de pasagem aqui LoL

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada, ótimo post. Gostei muito.

    Devo dizer que tudo em Madoka foi realmente surpreendente. O enredo, a arte, a trilha sonora... Tudo se encaixou de forma tão harmoniosa que se tornaram praticamente indissolúveis, a tal ponto que, se um deles faltasse, certamente os demais perderiam intensidade.

    Mesmo tendo dito isto, devo confessar que alguns elementos da obra me agradaram mais do que outros. Aquele que mais me agradou foi, sem dúvidas, o enredo. Conseguir criar uma história tão bem amarrada e tão cheia de surpresas e reviravoltas em apenas 12 episódios foi um feito e tanto. Tanto é que não consigo me lembrar de outro que tenha conseguido tal proeza. A trilha sonora também me agradou bastante, além de original, é uma das mais belas e vastas que já ouvi.

    O elemento que menos me agradou foi o character design moe e meio desproporcional, embora aqui entre uma questão de puro preconceito da minha parte e que, por isso mesmo, não deve ser levado em consideração.

    Fatos como “ser uma desconstrução do Mahou Shoujo”, “ser um marco mercadológico”, podem até ser interessantes para críticos e estudiosos da cultura japonesa, mas não acrescentam em nada a minha experiência com a obra e, por isso, são indiferentes para mim.

    Por fim, Puella Magi Madoka Magica foi, e continuará sendo, na minha humilde opinião / gosto pessoal, não só o melhor anime do ano, mas também uma das melhores coisas a que já assisti na vida.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o unico candidato a tomar o lugar de madoka era Fate/Zero (e acho que tomaria), mas como não terminou esse ano, Madoka facilmente conseguiu o melhor do ano ^^

    ResponderExcluir