terça-feira, 3 de agosto de 2010

Singles de K-ON!!

Há algumas horas atrás foram lançados no Japão, os novos singles de K-ON!!. Os temas de abertura e encerramento (Respectivamente: Utauyo!! MIRACLE e No, Thank You!) tem gerado bastante alvoroço entre os otakus.







O tema de abertura, como já é tradição em K-ON e outros animes da Kyoto Animation, é agitada e cheia de efeitos sonoros. Há em todos a lembrança de Cagayake Girls (Abertura da primeira temporada do anime), que começou trágica, mas que logo todos se satisfizeram. No Brasil, este efeito de repulsão é ainda maior, por falta de costume, imagino.
Os Slice of Life ("Cotidiano", estilo de anime normalmente de comédia que fala do cotidiano escolar) estão cada vez mais presentes nos animes, e K-ON é a maior influência atual, já que se consagrou por estar além. Além do velho formato "Todos episódios cheio de piadas do cotidiano", que o fez popular na primeira temporada, mas que não é tão visto na atual. Os episódios são mais concretos e nos levam junto com as personagens para sua formatura. K-ON leva o estilo além, desafiando-nos até em suas aberturas.
Isso nos leva a segunda temporada, com a música Go Go Maniac. Ela foi um desastre nos primeiros episódios aqui no Brasil, pelos seus vocais cheios de efeitos diferentes. Já no Japão, incrivelmente ele conseguiu atingir incríveis marcas de vendas, chegando ao topo da Oricon.
Agora, finalmente chegamos a atual abertura. Utauyo!! Miracle. Esta é diferente das outras aberturas pelo seguinte: O ritmo da letra no refrão é desvinculado do ritmo instrumental. Parece que a música foi feita para desafiar os fãs mais viciados há cantá-la.
Por mais que ela seja "estranha", simpatizo muito com ela, principalmente após escutar a versão completa. Com suas guitarras complexas, arrematou seu viciado público. Além disso, o final é muito contagiante!





Depois de Don't Say Lazy, considerado por muitos o melhor encerramento do ano de 2009, de Listen!, um encerramento digno de melhor da temporada (mesmo com tantos concorrentes), agora No, Thank You! veio para herdar o troféu de melhor do ano.

Ano passado, quando K-ON estreou e ninguém dava muita bola para o anime, mas foi ver somente para constar no data base do MyAnimeList, muita gente se deparou com susto, adrenalina e vibração com Don't Say Lazy ao final do episódio 1 da série. Não sei se todos tiveram minha reação, mas lembro completamente do momento que vi o clipe, a música, tudo junto me trazendo uma energia tão forte, tão impactante, que me arrepiou o corpo inteiro na ansiedade de escutar a música a todo momento até que este, o single mais esperado do ano, foi lançado.
Este ano, minha ansiedade foi grande, não como a de Don't Say Lazy, mas enorme. Eu escutei, eu vi, eu senti aquela mesma sensação. Não que não tenha sentido em Listen!, mas No, Thank You!, no youtube, sem legenda, no final do episódio que eu já previa que ia ter músicas novas por que o episódio estava cortado e sem abertura, foi incrível! Uma nova jóia lapidada. Assim como Pure Pure Heart, que para mim pode ser considerada a música do ano, por ser capaz de qualquer um entender a letra somente pela melodia, No, Thank You! nos traz a emoção, a força, a coragem de uma jovem que ainda não quer ser adulta que não quer esquecer os seus sonhos e escancara para o mundo sua rebeldia moe.

Não tem como escapar, Mio Akiyama e sua dubladora Yoko Hikasa, entraram para o mundo dos animes como as melhores cantoras. Os melhores singles, os mais energizantes, o maior sentimento que já escutei com músicas. Tudo que posso fazer é agradecer por estes momentos inesquecíveis.







Kira Kira Days: A segunda música do single de Utauyo!! Miracle tem um estilo bem K-ON. Animada, cheia de efeitos, meio agitada, apressadinha ao estilo Yui, tem um refrão meloso que irei facilmente cantar por ai depois de alguns dias escutando e assimilando.
Realmente, escutando enquanto escrevo, adorei essa música! (/o/)

Girls in Wonderland: Não dá, é uma praga. Sempre irei gostar das músicas da Yoko Hisaka. Ela tem o vocal exato que eu adoro. Levemente grave, agitado, que combina com músicas levemente puxando pro rock. O ritmo dessa música é bem legal, não é tão contagiante quanto de Kira Kira Days, mas é bem legal. Gosto desse tipo de música, tem algo nela que me diz que me viciarei futuramente nela. Eu gosto quando a música tem partes onde se escuta nitidamente o baixo e o teclado.
Ainda tenho que saber que música ela me lembra.

Músicas de referência:



2 comentários: