domingo, 1 de agosto de 2010

1 Litro de Lágrima e os Mangás no Brasil

Os mangás no Brasil seguem um esquema padrão? Algum estilo fixo, que faz mais sucesso? Talvez a solução para este "problema" (porque para mim, ler apenas shounens de luta é um problema) seja o que a NewPOP Editora esteja dando oportunidade: Mangás inspirados em casos reais/que tenham versão dorama.
Uma das grandes cenas do Dorama

Não é de hoje que tenho visto algumas séries (normalmente romances ou comédias) com atores reais, os chamados doramas. Estas séries normalmente são baseadas em animes/mangás, mas há o caso específico da série que irei falar aqui, que foi com base em um livro Best Seller com história verídica.

Estamos falando de 1 Litro de Lágrimas (Ichi rittoru no namida), é a história real de uma garota japonesa que tem uma doença sem cura. Infelizmente ainda não li o mangá, mas o dorama (que considero o melhor entre os que já vi), conta a história da menina desde os primórdios da sua doença, até seus últimos dias. Para qualquer um, mesmo por saber o óbvio e comovente final desde o início da série, é impossível manter-se inerte a trama.

Fotos reais da Protagonista

Este tipo de trama, que tem toda sua riqueza por ter sido escrita pela própria eferma até seu fim, tem seu destaque por fazer seu leitor/espectador pensar, sair da inércia que estamos acomodados. Todos os shounens básicos que lê-mos apenas para passar o tempo (pois eles nada mais fazem do que isso) ganham um destaque idêntico as novelas que tantos brasileiros amam, enquanto esta obra prima está no nível de todas as artes que apenas os que seguem este foco de estudo dão valor. Muito pior, o digo, pois no Brasil, nem os artistas dão o valor o qual os mangás merecem (digo isto sendo eu uma quase formada artista visual).

1 Litro de Lágrimas, apesar de uma linda e triste história, não recai aos velhos apelos das novelas e shoujos de garotinhas escolares. Neste momento de re-invenção dos mangás no Brasil, acho que nada melhor do que estórias seinen/josei (para jovens adultos) para aguçar o faro e acordar para a vida nossos jovens leitores como a NewPOP está fazendo com este título.

Capa de 1 Litro de Lágrimas da NewPOP Editora

2 comentários:

  1. Realmente esse drama é mt bom *-*. Esperando meu mangá chegar...

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Olá, Se-chan!

    Aqui é o proprietário do "NETOIN!". O meu blog já é parceiro de um dos seus blogs, o "KaS".

    É possível uma parceria entre o meu blog e o "Otame" também?

    Agradecido pela atenção.

    Até mais!

    ResponderExcluir