quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Faça você mesmo!

0 comentários
Olá pessoal!


Aqui estou eu querendo falar de uma das manias dos otakus em geral: fazer algo com relação ao animê que gosta. Seja tocando ou cantando músicas de abertura ou encerramento, criando fanfictions e fanzines (histórias e quadrinhos) baseadas em animês/mangás, fazendo cosplay (fantasias) de seu personagem preferido, ou até editando cenas dos animês e produzindo seus próprios amvs (anime music videos = "clipes"), os fãs sempre dão um jeito de demonstrar sua admiração e amor por uma obra de animação japonesa. 


Este próprio blog pode ser colocado nesta categoria, afinal, mesmo que não seja de um animê específico, visa a divulgação de qualquer um que esta singela autora aprecia. Mas que tal dar uma olhada em alguns trabalhos de fãs que eu gosto bastante?


FANFICS


Os meus conceitos sobre fanfics não é tão abrangente como deveria (irei explicar adiante o por que), mas os colocarei aqui para melhor entendimento. Um fanfic é uma criação de uma história pegando como base os personagens de um ou mais animês. Isto porque a história em si, pode ser sim modificada do jeito que o escritor quiser, colocando um personagem de animê em qualquer outra obra ou mundo.


Pegando por exemplo um universo mais fácil de adaptação. Imagine uma história onde a Konata (Lucky Star) é sugada pela TV e acaba entrando no mundo de Suzumiya Haruhi no Yuutsu e começa a pedir autógrafo e a revelar para a heroína da série (Haruhi) que a Yuki é uma alienígena, a Mikuru uma viajante do tempo e o Koizumi é um exper e que a própria Haruhi é considerada Deus para metade dos otakus que vêem a série. Não seria louco? Mas sim, esta pode ser uma idéia introduzida em um fanfic por ai. Isso se chama crossover (ligação de 2 mundos diferentes)


Esse é o tipo de idéia que um otaku poderia ter e transformar duas séries em uma. Mas também há aqueles que conseguem deixar o clima da série totalmente idêntico, e convencendo o leitor de certos detalhes minuciosos como o surgimento de um casal que já aparenta existir na série original para alguns fãs. Outro tipo de história a ser criada é de um novo inimigo, desafio ou objetivo a concluir da série, não é difícil encontrar este tipo de fanfic pela rede.


Por fim, acabo aconselhando uma estória que me aconselharam recentemente, "No, Thank You", inspirada no último encerramento da série K-ON, que tem um clima mais fechado e complexo, e assim a autora criou um mundo onde a doce Mio, por exemplo é integrante de uma gangue (Oh yeah, as pessoas criam realmente de tudo o que você nunca imaginou! XD).


Link do Fanfic "No, Thank You" 
Observação: O fanfic é em inglês.


FANARTS


Eu sou uma pessoa bastante crítica ao ver outros trabalhos, principalmente desenhos e cosplays. Pra quem não sabe, fanart é qualquer desenho que uma pessoa faça que esteja relacionado a algum trabalho já publicado (basicamente).


Tentei selecionar uma imagem de um animê mais atual e um bem clássico (com certeza foi clássico até demais XD), portanto, primeiramente pensei em um grande sucesso atual, Durarara! que terminou na metade inicial do ano e tem uma trama super legal. Eu ainda não terminei de ver, apenas vi o primeiro ciclo, mas achei muito, mas muito bom, e recomendo a todos. Esses dois do lado, principalmente a Celty, me conquistaram rapidamente. Gostei muito, admito! (\o/)


O desenho clássico, como podem perceber, é de Dragon Ball Z. O que posso falar? Procurei o primeiro animê básico que todo mundo já viu na vida (ou verá, caso de quem verá o DBKai). Como não sou a maior fã de Cavaleiros do Zodíaco, escolhi DBZ, afinal, sempre acaba sendo um ou outro (XD).

Por fim, a minha escolha pelas imagens foi sim pela qualidade. Eu perdi a vontade inicial de mostrar um desenho bom e outro ruim, por que para outros, o desenho "ruim" pode ser muito bom, afinal, cada um tem seu traço, sua criatividade e sua capacidade.

COSPLAYS

Basicamente, cosplay é não somente o ato de criar uma fantasia de um personagem de animê, mangá ou game, mas sim da interpretação deste mesmo.


Acabei pegando duas imagens que me chamaram a atenção no deviantART. Primeiro esta da Rei de Neon Genesis Evangelion, um animê que me reconquistou após muitos anos e que revi, e compreendi realmente (eu tinha apenas 13 anos quando assisti pela primeira vez).


Apesar da Ayanami com certeza estar longe de ser a personagem que mais gosto da série, esse cosplay me chamou a atenção pelos detalhes obviamente inclusos. Uma coisa que prezo e que é um detalhe muito bonito nesse cosplay, é a peruca, afinal, dificilmente uma peruca azul claro fica realista (obvio né? XD), mas que nessa imagem está muito bem feita e omogênea ao resto do cosplay. Outro detalhe legal é a cosplayer ter a pele mais pálida, assim como a personagem. São detalhes como esses que admiro em um cosplay (^ ^).

A outra imagem é de algo que eu não sou muito ligada, mas que muita gente gosta de escutar e procurar imagens bonitinhas: são as Vocaloids! É, essas criaturinhas fofinhas que eu não faço idéia por que todo mundo acha "moe" se nem tem um animê delas (Além de terem umas vozes muito irritantes XD). Mas eu gostei muito dos cosplays. Peguei a imagem por que era um exemplo de grupo de cosplayers bem legal, com detalhes que um cosplay não sobrepõe os outros (a mão ser as cores naturalmente das personagens de cima, que não é culpa das cosplayers). Bom, eu não sou a melhor pessoa para analisar esse grupo, mas aparentemente parece realmente bom. Se alguém quiser falar algo mal, fique a vontade (XD).

AMVs

Anime Music Videos é um assunto um tanto delicado. Eu gosto de AMVs que se sinta bastante a relação da imagem com o que se sente da música ou se sabe da letra, as vezes isso não ocorre, e acabo não gostando tanto assim. As vezes vejo alguns legais, mas sabe quando a pessoa gosta de colocar vários efeitos no vídeo e acaba com tudo? É, eu não gosto disso nenhum pouco.

Um dos AMVs que separei é um de FullMetal Alchemist e está na lista de melhores avaliações quando a pesquisa é "AMV". Eu gostei muito mesmo, o que eu citei logo acima é muito bem posto nele, tem um clima ótimo e o tema de "Guerra" coube muito bem em FMA.
Este outro AMV, que é de K-ON, apesar do título que lembra a peça "Romeu e Julieta" da segunda temporada, tem cenas (acho) que só da primeira temporada da série, e tenta colocar um clima Mio-Ritsu. Eu estou colocando este vídeo aqui por que aqueles erros que falei acima não estão incluídos neste vídeo, nem um pouquinho. Os efeitos muito bem feitos, a inclusão de imagens (em maioria fanarts) delas é muito bem feita. Acompanho regularmente o trabalho desse otaku e devo dizer que o trabalho é impecável (além de usar várias músicas que adoro - como essa da Taylor Swift)


CONCLUINDO


O que eu fiz aqui foi só mostrar um pouquinho da capacidade dos fãs de fazerem as séries que eles gostam tanto crescerem a tal ponto que os próprios autores não podem controlar. Dizem que o que o povo quer o autor dá, mas no caso dos otakus, o que eles querem, eles fazem!


Obrigado e comentem a vontade (^ ^)